quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Ata 9. Encontro

O encontro teve início com apresentação dos participantes e posterior avaliação do VIII Encontro Tecendo a Rede, o corrido em 03 de Abril de 2009. As falas apontaram a presença da Dep. Federal Luiza Erundina como relevante à discussão da data; foi dito que ela, aparentemente, não estaria preparada para o tema do Encontro, tendo discursado sobre questõs genéricas e pouco aprofundadas, tendo em vista que os participantes do Encontro vêm há muito tempo militando nas questõs da área da educação e, portanto, possuem ciência das mesmas.
Também foi ressaltada a importância de seu convite para o planejamento de projetos em Sapopemba e que poderão contar com verba direcionada pela deputada. Foi salientada a importância de estabelecimento de um projeto sério e que abarque questõs amplas da região, e não vise apenas solucionar problemas pontuais de entidades específicas. A comissão executiva do Tecendo a Rede explicou os apontamentos acima colocados informando que a deputada estava ciente do objetivo do Encontro, ou seja, não era esperado que falasse sobre problemas escolares específicos. A deputada também teria apontado a relevância de ações em torno da discussão da possível aprovação da lei de redução da maioridade penal.

Informe sobre o Encontro de Saúde de São Bernardo em 04 de Abril de 2009, no qual a deputada teria parabenizado a iniciativa dos movimentos da região de Sapopemba. Foi também levantada a importância de abordar questões ambientais nas futuras discussões do Tecendo a Rede.

Informes:

- Fórum regional da criança e do adolescente, em 15/05/09, na comunidade Santa Rosa de Lima;

- Conferência Lúdica Regional, em 26/05/09, no CEU Rosa da China;

- Conferência Convencional Regional, em 05/06/09, no CEU Rosa da China;

- Votação próxima semana sobre a redução da maioridade penal;

- Plantão psicossocial Pró-Morar toda 2ª feira das 13hs às 17hs;

- Conferência de Saúde (DST/AIDS), em Julho;

- Movimento pela construção do Posto de Saúde – duas audiências marcadas. Reunião CEC Perseverança em 11/05 às 10hs;

- Plantão psico-jurídico do CDHS toda 2ª feira pela manhã.

Após os informes houve projeção do filme “Politicas de Saúde no Brasil - Um século de luta pelo direito à saúde”.

Após o filme, houve discussão sobre a eleição do Conselho Gestor da Saúde. Foi falado sobre a necessidade de conhecer o processo de votação. Dentre os tópicos abordados sobre o tema, tratou-se sobre a luta pela melhoria dos projetos da região de Sapopemba, como Juta e Pró-Morar, além das lutas pelas necessidades da população no que diz respeito à educação, transporte, saúde. Foi divulgado o vídeo sobre tal assunto, elaborado pelas agentes de saúde da UBS Juta-II.

Foi apontado o fato de ser recente a participação popular no Conselho Gestor. Necessidade de Conselhos nas áreas da educação, CEU´s - CAPS Sapopemba (não tem conselho gestor há 02 anos), e que deveria haver reuniões mensais obrigatórias entre os atuantes em tais Conselhos. Tratou-se da fragmentação das diversas entidades que gerenciam os setores da saúde, que não se comunicam. Algumas delas teriam iniciado trabalho de sensibilização junto à população, que não pode ocorrer apenas em ano eleitoral. Deve haver interesse também do usuário e trabalhadores de tais serviços.

OS’s: Não há certeza na manutenção de sua estrutura – trabalhador e usuários são prejudicados (terceirização da gestão).

Atual momento de transição no CAPS-Sapopemba está complexo – preocupação dos funcionários em relação aos atendimentos. Objetivo de trazer a população para essa discussão. Autonomia dos trabalhadores diminuída (enquadramento do trabalhador aos padrões estabelecidos pela instituição).

Leitura do regulamento para processo eleitoral dos Conselhos Gestores da Saúde. Resposta aos questionamento relativos ao processo e às necessidades de trabalho junto àqueles que podem se candidatar. Protagonismo do conselheiro gestor: não deve ser apenas do gestor, mas de todos. Participação diminuída dos agentes comunitários e funcionários acompanhando o conselheiro gestor. Compromisso de eleger conselheiro e garantir sua atuação constante.

Foi decidido coletivamente que, devido ao processo das Conferências da Criança e do Adolescente, não haverá Encontro do Tecendo a Rede em Junho, tendo em vista que ocorreria na mesma data da Conferência Convencional Regional, e o grupo prontificou-se a participar da mesma.