quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ata XX Encontro Tecendo a Rede

São Paulo 08 de julho de 2010.

Ata Tecendo a Rede 08 de julho de 2010




Apresentação propostas para o Tecendo a Rede:

Foi proposto que a reunião da comissão executiva (grupo que organiza o próximo encontro, bem como outros encaminhamentos) seja feita ao final do encontro mensal, pois com os presentes se tem uma maior deliberação dos encaminhamentos.

Tal proposta ficou validada pelos presentes (ver lista de presença);

Outra questão refere-se ao Seminário de 02 anos do Tecendo a Rede, já que a data de 06 de agosto foi adiada por impossibilidade de agenda de local, bem como por um dos convidados, ficando o seminário para o dia 24 de setembro de 2010, horário da manhã;

Referente aos encontros itinerantes, os presentes validam a proposta de a partir de outubro os encontros ocorrerem em outros espaços, com o objetivo de conhecer melhor a rede/ buscar novas adesões/ envolver as instituições como um todo:

Encaminhamento: os encontros de outubro, novembro e dezembro ocorrerem em diferentes locais, ficando Sr. Antônio (comunidade Pró Morar), Adriana (CECCO) e Marisa (CAPS VP) de verificarem a possibilidade de acolherem os referidos encontros, bem como, caso outros espaços estejam à disposição também será possível.

Apresentação da Situação (saúde mental) CAPS Vila Prudente

Caso de saúde mental apresentado pelo CAPS VP

Diz como o Conceito de Loucura vai mudando com o Tempo

Instituições percorridas: Unidade Básica, CAPS(departamento psiquiátrico/ grupos/ atendimento familiar), Escola (exclusão), mediação UBS X Família.

Discussão:

Danilo: A situação se assemelha com vários casos do CEDECA, que é muito contra a institucionalização e quando não seria positivo que o caso não encaminhe para está institucionalização.

Marisa: Temos que tomar cuidado com a visão somente de um lado ruim da internação, precisamos ter claro que a opção de curta duração as vezes é necessária, portanto nunca é a primeira opção a de se esgotar a rede.

Rafael: Pergunta se a comunicação entre a rede tem sido fácil neste caso?

Bárbara: Em sua experiência tem dado certo, principalmente com as reuniões para discussão.

Adriana: Fala da dificuldade do atendimento do serviço, a rede falha mais por conta de como está organizada, por conta das pessoas.

Kethlem: Fala da dificuldade de dar conta de muitas coisas ao mesmo tempo, e no caso da entrada de novos funcionários você acaba demorando de mais para se apropriar dos espaços. É uma novidade ainda pensar em rede, o trabalho em rede é recente.

Eliana: Fala das limitações institucionais, comenta das associações locais que não dão conta a demanda recebida todos os dias, o que impossibilita espaço para pensar em novos parceiros.

Maria Auxiliadora: Supomos que ao encaminhar, as outras instituições darão conta, mas eles estão assim como nos sufocados na demanda diária, portanto só dará certo quando apreendermos a trabalhar em conjunto.

Tiago: Fala da experiência dos casos dos idosos, das discussões de caso que estão sendo feitas, juntamente CRAS, CREAS e UBS’s, que é uma experiência que vem dando muito certo.

Marisa: A rede funciona se você investir.


Encaminhamentos:

Saber quem é a Rede Primária;

Criar instrumento para Formação / Orientação (que será alavanca dos encontros itinerantes);

Incluir no blog da rede um resumo de cada serviço para que todos saibam o que cada um faz, junto com quem faz parte da rede primária;

Todos contribuírem algo para o café do próximo encontro, nos itinerantes a instituição acolhedora fica com as bebidas; Danilo fica com a montagem de equipamentos;

Próximo encontro – 06 de agosto de 2010: Situação trazida pela Kethlen CAPS-AD, sobre alcoolismo

Informes

Toda 3° e 5° feira do mês tem discussão de casos no CAPS Vila Prudente

Seminário 20 anos de comemoração do ECA – CEU Sapopemba – 8:30hs

Assembléia Anual CDHS – 17/julho – 9hs