quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ata XIX Encontro Tecendo a Rede

São Paulo 04 de junho de 2010.

Ata XIX Encontro Tecendo a Rede


 Apresentação.

 Situação trazida pelo conselho tutelar: caso Pedro (nome fictício)

 Vulnerabilidade => Violência => Desestrutura Familiar => Drogadição => Furto => Passagem pelas instituições => abandono da família => não pertencimento => rede=> acionada => família, comunidade, UBS, escola, CAPS, CT, fono, CRECA, Abrigo, CEDECA, Defensoria Publica, PPCAAM (Programa de Proteção à criança e Adolescente), Policia.

 Quais as falhas da rede? Onde estão os buracos? Como envolver a família para que se retome a responsabilidade? Qual é o nosso papel como instituição?

Após a apresentação da situação, deu-se inicio a discussão com os presentes:

Danilo => Em grupo de estudo falam sobre rede primária => Família

10 anos atrás não havia influencia tão grande da globalização. O mundo de consumo e da matéria diz que você é o que tem e não o que é.

A educação está no mínimo 10 anos atrasada do que é exigido pela criança.

Rafael => Quando o desejo do material é colocado no lugar da falta de afeto.

Danilo => O governo não forma profissionais para lidar com as situações. EX: Conselho tutelar não tem programas de capacitação nem mão de obra suficiente. São 5 conselheiros para toda região. Porque não existe programas continuados sobre temas preventivos e atuais como: consumo consciente / drogas.

Matias => Os Problemas sociais foram ter visibilidade na escola, até chegar a ela passou-se desaparecido na visão da sociedade sendo excluído dos espaços. Pedro como não aparece em seu contexto social então fazer-se aparecer na via alternativa (F.casa /agressividade na escola / furto / etc.). Questiona então se os espaços alternativo à família estão acolhendo.

Carol => Proposta de duas ações:

Curso e mesa redonda nessa atividade constatou-se que as escolas não conhecem as entidades, alem de apresentar medo de denunciar entre outros motivos. Propõe de fazer reuniões com as escolas para apresentar o trabalho das instituições. A escola não conhece os mecanismos a serem acionados.

Cecília => Políticas: a questão é a preparação de todos os órgãos para lidar com as diversas situações. Não deixar de trabalhar o caso a caso. Será que não temos mesmo poder de contenção? Tudo hoje e levado para o lado de violência, acho que pegá-lo pelo abraço e levá-lo até onde deve ser levado não é violência. Aposta na micro-rede.

Marina => Pedro é mais um caso, que nos faz pensar é mais um de milhares, como as ações pontuais ficam perdidas no meio de outras demandas. Proposta: Fórum das escolas, que poderíamos nos unir com elas. Hoje são encontros quinzenais com Sapopemba/ Vila Prudente. Hoje o CAPS tem 25 autistas com menos de 6 anos

Espaços que possam discutir caso a caso.

Lia => Fortalecer esses espaços, pois faz-se o encaminhamento e a rede desenvolve.

Zacarias => Fala das experiências com as crianças de educação física. Investir nos esportes nas escolas. A falta de carinho em casa faz com que ela busque outros espaços e pessoas.

Sargento Leal=> 20 anos na policia militar / 18 anos na rua e 10 anos no PROERD. Atualmente para os pais também. A demanda aumentou e muito. Hoje tem que se escolher as escolas de maior necessidade. Nós que somos os estado temos que pegar o caso do Pedro e acolher pois não resolveremos o problema do mundo.

A escola é um recurso secundário/ e a desestrutura vem do recurso primário “A família”.

O problema está no querer educar como foram educados os pais e ai confundem-se não dando limites na educação de hoje. Por isso o PROERD está trabalhando com os pais.

Janaina => Satisfação de ver a rede ampliada. Sente falta da presença da assistência.

1- Concepção de família: o que é estrutura familiar? Será que o problema é só da família? A família é produto da sociedade, ela é mas não só ela é responsável, daí o convite de chamar a assistência para discussão.

Drogadição: Qual nossa fatia de atuação? Enquanto PSF tenta-se sensibilizar para trabalho de intervenção. É necessário afirmar a responsabilidade que cada espaço tem.

Valdilene=> Fala de seu Pedro de 18 anos, questiona como podemos levar a agenda de nossos políticos essas discussões, alem das pessoas de comunidade.

Encaminhamentos

Como chegar ate a rede primaria?
Cobrança do governo da participação dos espaços de discussão sendo apartidário.
Cobrança do governo da capacitação efetiva dos profissionais (Ex: Conselheiros).
União da rede para chamar as escolas ou para rede ir até os espaços de discussão da escola (Apresentar as instituições a escola)
Afinar a responsabilidade de cada espaço (de volta ao papel de cada um).
Trazer representantes do governo no encontro da executiva.
Como conhecer melhor os Espaços?
Próxima situação será trazida a partir da discussão da saúde mental por=> Marisa / Cecília

Danilo => Fala do grupo do CEDECA dos meninos e através delas chamar os pais. Do grupo de futebol que é cedido pela escola e tem conseguido uma proximidade maior. Experiência que estão dando certo.

Como chegar: crianças e adolescentes que ainda não estão em medidas (projeto Lasco)

Texto / Dança de Rua / Capoeira / Futebol /

Amplia esses projetos e levar para espaços maiores.

Fazer um tecendo dentro das escolas.

Matias=> Pensar onde estão as ausências principalmente as escolas. Acabar com a invisibilidade aqui primeiro. O que falta aqui: Quem devemos trazer.

Carol=> Concordar com o fortalecimento aqui e passar para escola depois.

Cecília=> As unidades estão implantando o conceito de que precisa ir para o território.

Janaina / Maria Cecília: Aproximação física dos espaços alem dos materiais de consulta na rede.

Cecília: Propõe apresentação de um caso bem sucedido e apresentação dos espaços.

Matias=> Acesso / permanência / sucesso => o sucesso é possível e temos ele aqui.

Adriana => Acha que uma grande carência na região é a cultura / esporte/ lazer. CECO falta oficineiros e tem pouquíssimos espaços públicos.

O propósito de estar aqui é pensar alternativas, cobranças do poder publico.

Ketlen=> Conhece muitos espaços de esportes e inclusive espaços que estão para fechar, pois não tem publico, concorda em conhecer mais a fundo.

Célia=> Fala da intersetorialidade / o encaminhamento físico / População heterogênea.

Roseli => Fala do ministério publico onde estarão as finalizações de encaminhamentos.